Bordados Poéticos

Oficinas na programação da exposição “Entre Linhas e Letras”

O Ponto de Leitura Bordados Poéticos traz para Paraty uma diversidade de cores, linhas, idéias, memórias e letras. A exposição “Entre Linhas e Letras” apresenta bordados do grupo Bordadeiras Poéticas e de Jaci Ferreira (grupo Ciranda Bordadeira), inspirados em fotografias de personalidade e nomes da literatura, homens e mulheres, que nos influenciam com sua arte. Em paralelo o público poderá conhecer alguns dos bordados originais dos livros “A Linha e o Linho” e “Sereiazinha: uma história bordada”, da artista Marcela Carvalho. A exposição traz também uma instalação inspirada na poetisa Cora Coralina, da artista Mariana Guimarães.

Para aproximar o público da experiência do bordar serão realizadas duas oficinas com professoras do Rio de Janeiro e São Paulo, nos dias 9 e 10 de agosto, das 9:30 às 13 horas.

Oficina Bordando Memórias com Jaci Ferreira – O objetivo da oficina é reavivar a memória dos participantes através de pontos de bordado. Jaci é psicóloga e usa o bordado como mediação permitindo inserir elementos pessoais, sob a forma de desenhos, palavras, trechos de músicas ou poemas. Vagas limitadas.

Oficina Cartografia do Afeto com Mariana Guimarães e Marcela Carvalho – O objetivo da oficina é realizar um mapeamento afetivo na cidade de Paraty com mulheres bordadeiras da cidade. Também será realizada uma ação artística na cidade, dialogando com a memória do lugar e das mulheres bordadeiras. Esta oficina é aberta a todos os interessados e conta com 25 vagas.

Os interessados em participar das oficinas deverão entrar em contato com a equipe do projeto, através da seção Fale Conosco do nosso blog (https://bordadospoeticos.wordpress.com/fale-conosco/), pelo e-mail bordadospoeticos@gmail.com ou pelos telefones (24) 99913-3480 (falar com Nina) ou (24) 99989-6383 (falar com Ariane). Para se inscrever é necessário informar seu nome, telefone e e-mail.

 

Sobre as professoras:

Mariana Guimarães (Rio de Janeiro – RJ) é artista educadora, mãe, pesquisadora das artes dos fios. É mulher brasileira, e no cotidiano encontra sua poética, apropriando-se dos panos, das rendas, bacias, peneiras e dos casulos emaranhados. Mestre em artes e design pela PUC – Rio, e licenciada em artes plásticas pela EBA/ UFRJ, é docente do setor de artes visuais do CAP/UFRJ. Realiza projetos com grupos diversificados, propondo ações artísticas norteadas pelo tecer. Link: http://www.marianaguimaraes.art.br

Marcela Carvalho (Rio de Janeiro – RJ) pesquisa os tecidos e as narrativas como experiência de atualização e aprendizagem na infância. Formou-se em Design e é mestre em Literatura pela PUC-Rio. É contadora de histórias e desenvolveu o Clube de Costura – ateliê de costura com histórias oferecido no CEAT e em outros espaços. Como ilustradora tem três livros publicados, sendo um deles a canção “a linha e o linho” do compositor Gilberto Gil. Na exposição Entre Linhas e Letras, apresenta ilustrações bordadas publicadas nos livros: “A Sereiazinha, uma história bordada” e “A linha e o linho” ambos lançados no ano de 2013 pela editora Escrita Fina.

Jaci Ferreira (São Paulo – SP) é proprietária do Ateliê Bordados Etc. e Tal, professora de bordado e coordenadora do grupo “Ciranda Bordadeira”. O grupo já publicou dois livros: “Bordados do Brasil: a arte de Militão dos Santos” e “Bordados de Outrora, Mulheres de agora”, ambos pela EDUEM – Universidade Estadual de Maringá. Links: http://bordadosetcetal.com.br/ e https://www.facebook.com/jaciremacleia.ferreira.

 

 

A exposição “Entre Linhas e Letras” é uma iniciativa do Coletivo Canoas, com Patrocínio Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro e apoio da Casa da Cultura de Paraty, Secretaria Municipal de Promoção Social, Loja e Confecção Noah e Rubens Marcenaria.

 

Foto: Thaiza Duarte

Arte: Patrícia Gibrail

 

Anúncios
Essa publicação foi escrita por anechaos e publicada em 23 de julho de 2014 às 19:01. Está arquivada em Uncategorized e marcada , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: