Bordados Poéticos

XI Mostra Bordados Poéticos 2021 – Inscrições encerradas!

As inscrições para a XI Mostra Bordados Poéticos 2021 estão encerradas!

Agradecemos a todos que participaram!

Fiquem atentos às datas importantes da Mostra:

  • Período de inscrições: 7 a 28 de março de 2021
  • Prazo máximo para envio das fotografias: 1 de agosto de 2021
  • Divulgação dos pré-selecionados: 8 de agosto de 2021
  • Envio dos bordados pré-selecionados: 16 de agosto de 2021

Clique aqui para ler o regulamento da XI Mostra Bordados Poéticos.

Sobre o tema:

Levantes: a perspectiva revolucionária da fiação coletiva.

Levantes: a perspectiva revolucionária da fiação coletiva será o tema de trabalho para o ano de 2021 da 11ª Mostra Bordados Poéticos, promovida pelo SESC Paraty e Coletivo Confio.

A longo prazo, as consequências das rotinas atípicas, demandadas pela presença do coronavírus, podem ser muito graves no tocante aos direitos das mulheres. Podemos apontar diversas situações observadas mundialmente durante o período de isolamento social: jornadas extensas de trabalho, desigualdade na divisão de tarefas produtivas e reprodutivas, o aumento da violência doméstica etc. Tais situações nos convocam para a reconstrução ainda mais urgente de políticas e ações que apontem para o fortalecimento, proteção, visibilidade e organização coletiva dos movimentos de mulheres por todo o globo terrestre.

Historicamente o papel social do cuidar é forjado à figura da mulher, construído como uma função de trabalho, nomeado como afetivo, sob um disfarce de um destino biológico, imposto pela divisão social das tarefas por um sistema que insiste em nos aprisionar, silenciar e oprimir.

Ao mesmo tempo, as múltiplas lutas das diversas correntes do feminismo contemporâneo nos fortalecem a cada dia, incentivando a assumir a liderança na coletivização, apontando caminhos de reconstrução de uma sociedade completamente explorada e destruída pelo sistema patriarcal, machista, racista e capitalista.

Movimentos liderados por mulheres trazem em suas pautas a criação de formas outras de se viver, permeadas por uma construção horizontal, plural, democrática, afetiva, inclusiva e sustentável.

O bordado e os diversos trabalhos realizados com linhas e agulhas sempre estiveram associados à formação e fazeres femininos. Além disso, carregaram por gerações, como uma distinção na produção e circulação desses fazeres, estereótipos de classe social e raça de quem os produzia. Tais técnicas foram impostas às mulheres pelo sistema patriarcal e colaboravam, como instrumento disciplinador, com a domesticação de seus corpos e silenciamento. Tal estratégia previa, através dos serviços domésticos e manuais, combater, subjugar e domar a mulher.

Curiosamente, a emancipação feminina tem início a partir desses trabalhos e ofícios. São as tecelãs operárias de distintas fábricas ao redor do mundo que realizam os primeiros levantes feministas, exigindo melhores condições de trabalho, direito trabalhistas, direito às mulheres trabalhadoras, tais como: como licença maternidade, equidade salarial, lavanderias comunitárias, creches para seus filhos etc.

Romper o isolamento, é descobrir novas dimensões da vida, instituir levantes é reivindicar coletivamente condições de vida mais democráticas, justas, plurais, combatendo formas de subordinação e obediência ao poder vigente absoluto, rígido, violento e explorador.

Nosso compromisso coletivo com a linguagem do bordado é de ressignificação e transformação de uma prática que, em muitos momentos, esteve contrária aos levantes femininos. Buscamos como inspiração para esta chamada os múltiplos movimentos de mulheres, as insurreições do feminismo, as lutas das operárias têxteis, os coletivos de artesãs trabalhadoras do fio, os círculos de mulheres, bem como os espaços comuns e de lutas feministas por todo território do Brasil e do mundo. Convidamos todas e todos para ampliar as possibilidades e potências do fio para a tessitura de novos futuros, coletivos e coloridos, e que as linhas nos mostrem o que realmente precisamos dizer para sermos ouvidas, para fazer reconhecer quem somos, o que podemos na fiação revolucionária.

57 opiniões sobre “XI Mostra Bordados Poéticos 2021 – Inscrições encerradas!

  1. Pingback: Inscrições para o V Concurso Bordados Poéticos | Bordados Poéticos

  2. Helena Alapont Abreu em disse:

    É fantástico o incentivo dado aos bordados e a poesia nestes concursos e também é maravilhoso poder participar ! Um abraço .

    Curtir

  3. FICO CONTENTE COM A OPORTUNIDADE DE BORDAR” MARGARET MEE” E PARTICIPAR !

    Curtir

  4. Maria Fernanda Vilhena de Carvalho em disse:

    Estou querendo muito participar mas acho que há um pequeno erro no regulamento quanto as medidas. Se o tama nhô é de 50×50 cm, com margem interna, sobra 40×40. Se o tamanho do bordado deve ter 30x30cm e o tecido final deverá ter 50×50 cm, a diferença é de 20cm e não 10cm.

    Curtir

    • Olá Maria Fernanda! Note que, quando diz o edital “margem de 10 cm de cada lado” significa que, a cada lado do tecido você deve aplicar uma margem de 10 cm. Considerando que, por exemplo, na vertical temos dois lados, significa que retiraremos 2 x 10 cm, o que dá um resultado total de 20cm. Se o tecido todo tem medida 50cm, se retirarmos as duas margens de cada lado (20cm no total, sendo 10cm de cada lado), restam portanto 30cm de espaço utilizável para o bordado. Restando qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco. Att, Equipe Bordados Poéticos.

      Curtir

      • Maria Fernanda V em disse:

        Obrigada!
        Agora preciso de mais opções de gravuras já que enquanto eu esperava, o número de imagens disponibilizadas foi reduzindo sobrando apenas algumas que não me agradaram. Haverão outras imagens ou teremos a opção de escolher aquelas imagens anteriores para poder participar em pé de igualdade pois em momento algum foi dito que elas seriam excluídas?

        Curtir

      • Maria Fernanda,

        acabei de colocar mais algumas imagens. Nosso sistema de inscrições não permite que mais de uma pessoa selecione a mesma imagem. Portanto, quando alguém escolhe uma imagem, ela é automaticamente retirada da página de seleção. Estamos na reta final das inscrições, então as imagens já estão acabando. O que eu fiz, que acho que vai ajudar, foi colocar mais algumas imagens, as últimas que estão disponíveis em nosso banco! Então, corra lá no site e faça depressa sua inscrição, pra não perder as imagens disponíveis!

        Abraço.

        Curtir

  5. Li um comentário que me deixou triste.Avisando que minha inscrição ainda não foi confirmada por falta de identificação na escolha da imagem -Segue o numero da imagem :M-Mee 65 J.P.G.
    Meu no. é 56-b

    Curtir

  6. Zuleika Beyruth em disse:

    Fico muito feliz de poder participar deste V Concurso de Bordado Poético, promovido por Paraty, a cidade de praia mais voltada à Cultura do litoral desta região, especialmente com um tema tão maravilhoso, como as obras de Margareth Mee, mostrando maravilhas da natureza de nossa terra. Parabéns e obrigada!

    Curtir

  7. Sol Moufer em disse:

    Olá! Fiquei triste também. Será que ainda posso me inscrever com a imagem 47? Gostaria muito de participar!

    Curtir

  8. Tania Taterka em disse:

    POR FAVOR, NAO RECEBI NADA E QUERO PARTICIPAR !!!!

    Curtir

  9. Roseli Veroneze Becker em disse:

    Bom dia estou enviando o meu trabalho, surgiu uma duvida.
    Estou ligando mas não atende, por isso escrevo por aqui.
    Na ficha de Identificação da Obra consta -NOME DA OBRA
    Este nome é do modelo que recebi ou eu mesma escolho um nome para minha peça?
    Roseli

    Curtir

  10. Bom dia, gostaria de saber sobre a escolha dos trabalhos.
    Temos previsão dos trabalhos ja escolhidos?

    Curtir

  11. ZENAIDE FERREIRA em disse:

    QUERO IR MINHA GENTE … MAIS INFORMAÇÕES

    Curtir

  12. Fátima Carvalho em disse:

    Participei do V , Bordados Poéticos . Sou uma bordadeira Naif..
    inclusive ainda não recebi meu bordado de volta.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Olá,
    Há algo de errado com a ficha de inscrição?
    Ao que parece as informações da última participante inscrita ficaram salvas “permanentemente” a ficha de inscrição, lá é possível visualizar contatos pessoais dela.
    E também o “sim” de concordância com regulamento do concurso não aparace.
    Posso está enganada e ser um possível erro do browse, desculpe qualquer problema mas achei válido comentar.

    *Estou feliz pelo concurso e com certeza vou participar.
    Grata 😉

    Curtir

  14. Beatriz em disse:

    Meninas, parece que o formulário está aberto para edição de todos. Quando abri o link o formulário já estava preenchido com dados de outra pessoa!

    Curtir

  15. O link para a inscrição está com erro. Aparecem dados já preenchidos.

    Curtir

  16. Parísina Ribeiro em disse:

    Amei o tema! é a minha arte…parabéns pelo incentivo ao bordado e os oportunizar tanta experiencia bacana, tamu junto mais uma vez!!!!

    Curtir

  17. Parísina, a imagem será enviada aleatoriamente 🙂

    Curtir

  18. Parísina Ribeiro em disse:

    recebido

    Curtir

  19. Muito triste… :(. Fui me inscrever hoje e já haviam fechado a inscrição… Não achei justo já que vocês publicaram a data de término no dia 09 de abril…. Vocês irão rever esta postura?… 😦

    Curtir

  20. Olá…boa noite. Eu acredito que fiz minha inscrição no concurso, mas não tenho certeza. Eu também não tenho certeza se coloquei meu email na inscrição, gostaria de uma confirmação.
    Meu email mudou: silvana.mondelli@outlook.com obrigada

    Curtir

  21. rita de cassia norões lemos em disse:

    Gostaria de saber se ha chance ainda de eu me inscrever nos Bordados Poeticos de 2017

    Curtir

  22. Suzana Brochado em disse:

    Uma pena que foi tão rápido quem sabe próximo ano. Quem participou do 6 recebe um certificado de participação

    Curtir

  23. Regina Schumacher em disse:

    Como fazer a inscrição ?
    Seria possível enviar o link?
    Grata

    Curtir

  24. Marilei Cassemiro Pereira Santos em disse:

    Sempre sonhei em participar deste evento. Agora acho que vai dar certo.

    Curtir

  25. Ducineide Souza em disse:

    Olá
    Li que vocês reabririam as inscrições ontem, mas não estou conseguindo encontrar aqui este link. Gostaria…como faço?

    Curtir

  26. Maria Lucia santana Correa em disse:

    olá boa tarde esqueci o meu numero de inscrição, para o concurso, preciso enviar o trabalho , vcs podem me mandar novamente.
    grata
    Maria Lucia santana Correa

    Curtir

  27. Ediane Vargas Tejada Couto em disse:

    Quando tiver o próximo, gostaria de participar. Tenho uns quadros lindos de Bordado p/ expor.
    Estarei muito agradecida pela participação e espero contato.

    Curtir

  28. Elton Carlos Souza Alves em disse:

    Olá na ficha da inscrição vem para cada um um exemplo do tema

    Curtir

  29. Graziela de Matteo em disse:

    Gostaria muito de participar desta poesia coletiva!!!

    Curtir

  30. veramalaco em disse:

    Fiz a inscrição no dia 23/02 às 17h
    Estou ansiosa para os próximos detalhes a serem enviados
    Já pesquisando imagens cores e traços para o trabalho
    Obrigada pela oportunidade
    Viva vida viva !!
    Bjbj
    VeraMalaco

    Curtir

  31. Terezinha Delci Falsarella em disse:

    Quero muito participar

    Curtir

  32. Pingback: Encerramento das inscrições para X Mostra Bordados Poéticos em breve | Bordados Poéticos

  33. Pingback: Inscrições abertas para a XI Mostra Bordados Poéticos 2021! | Bordados Poéticos

  34. Pingback: Última semana para inscrição na Mostra Bordados Poéticos 2021! | Bordados Poéticos

Deixe um comentário